Como o seu telefone vai salvar a sua empresa de uma punição por corrupção.

Seu time não é enorme, não tem centenas de pessoas e quem está ali “é de confiança”. Isso quer dizer que você está imune à corrupção, certo? É assim que pensam a maior parte dos empresários brasileiros, mas não é a realidade dos fatos.

Enquanto escândalos protagonizados por gigantes como Odebretch e Andrade Gutierrez – duas das maiores empresas do país – são noticiados diariamente no bojo da Operação Lava-Jato, muito se perguntam se suas pequenas e médias empresas podem ser penalizadas. E a resposta é positiva.

Para evitar problemas, é preciso que os empreendedores se informem sobre a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Publicada em 2013 e regulamentada há um ano, a lei define punições severas a empresas pegas em esquemas de corrupção. A multa máxima é de 20% do faturamento do negócio, uma fatia salgada que pode levar o empresário a fechar as portas. O objetivo central da lei é evitar que somente indivíduos sejam responsabilizados em caso de fraude.

Que tipo de ações podem ser consideradas corrupção? Um vendedor que oferece uma facilidade qualquer, uma viagem ou um presente, para ser beneficiado num contrato. Doações e convites são outras formas de relação que podem ser interpretadas como corrupção pelos órgãos competentes.

Assim, dois fatos são fundamentais para evitar complicações com a lei: a primeira delas é a preparação de um “manual de conduta” que mostre o comportamento esperado de seus funcionários nas relações com fornecedores e clientes.

Outra forma importante é ter uma ferramenta que mantenha seus contatos telefônicos gravados, caso da telefonia em nuvem oferecida pela 2CW. Essa ferramenta poderá respaldar eventuais demonstrações de ação correta da empresa e extorsões.

E ai, sua empresa está pronta para se valer das gravações de chamadas? Fale conosco (21) 3527-0051 ou (11) 3522-6051 ou contato@2cw.com.br.

Quem quer ficar por dentro das notícias de negócios preenche os campos abaixo!

#burocracia #gravação #segurança #PABX #nuvem #gestão #2CW #cloudphone #cloudcomputing #telefonia

Destaques
Conteúdo Recente