Sobre a importância de fazer seus clientes falarem (e como fazer isso!)
Sabemos o quão difícil é conquistar novos clientes. No entanto, se o seu negócio for como a média, ele perde cerca de 10% de seus clientes todo ano. Não é que você não conquiste novos, mas 01 em cada 10 clientes vão embora por ano sem que você saiba porque, na maioria das vezes.
A menos que você os faça falar.

Segundo mostram pesquisas de mercado, somente 1 em cada 26 clientes insatisfeitos relatam sua motivação de deixar de consumir na sua empresa.
Por isso fazer pesquisas de opinião/satisfação junto ao seu cliente é fundamental. Se estão felizes, devem lhe contar o que vem agradando; se estão insatisfeitos, é o momento ideal para pedir desculpar, identificar a falha e corrigi-la.
De que maneira você pode fazer isso? Monte um roteiro de pesquisa, ou seja, o que é importante perguntar ao seu cliente. Pense como ele, não como o dono do negócio que pode ser criticado (ou seja, o seu). E pense em utilizar uma das ferramentas abaixo:
1 - Dispare pesquisa telefônicas: ligue para seus clientes e verifique, viva-voz, como eles estão se sentindo em relação ao que você faz;
2 – Envie um link para uma pesquisa de satisfação – você pode usar o Google Forms para criar a sua – para o e-mail de seus clientes;
3 – Crie uma página no site de sua empresa para a pesquisa de satisfação;
4 – Deixe sua caixinha de sugestões a vista – se você tem uma loja física, é um dos formatos mais tradicionais e pode ser de grande eficiência.
E você, tem feito seus clientes falarem?
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